Sejam bem-vindos ao blog da Sedub!
Neste blog estaremos publicando todas as ações e eventos da Secretaria da Educação Básica de Brejo Santo.



Buscar

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BREJO SANTO CHORA A PARTIDA DE JOÃO BASTOS


João Silva Bastos, nascido na terra dos Índios Cariris, Brejo Santo, aos 26 de junho de 1941, filho de Antonio da Silva Bastos e Perpétua de Araújo. Membro das tradicionais famílias brejossantenses: Araújo (conhecida por Olegário), Lucena e Gomes (Bastos, Nicodemos, Basílio, Lourenço, Inácio, Ambrósio e Modesto), esta última fincada no município de Araripina - PE.
Eram seus irmãos: Heleno (In Memorian), Dé Bastos (In Memorian), Raimundo (In Memorian), Olavo (In Memorian), Buica, Toinha (residente em Juazeiro do Norte), Francisco e Luzia (residentes em São Paulo) e Gerusa (residente no Paraná).
Matrimoniou-se com Maria Alves da Silva Bastos, conhecida por Leonor, funcionária pública estadual, enfermeira e de relevantes serviços sociais prestados a Brejo Santo.
Do enlace matrimonial constituíram prole de três filhos: Heleno, Edilânia e Emídio.
Desde  sua tenra juventude, João demonstrou habilidade na área de saúde. Em meados da década de 50, iniciou sua labuta como funcionário da Farmácia Santana de propriedade de Vicente Denguinho, em seguida, trabalhou na mesma firma com o proprietário Editoso Tavares. Exerceu ainda, trabalhos na Farmácia Cruz Vermelha e, juntamente com seu irmão Olavo Silva Araújo, fundaram a Farmácia Santa Inês. Foi funcionário da Farmácia Landim de propriedade de Ivan Leite Landim e na gestão do Prefeito Wider Landim exerceu função pública no Posto de Saúde.
            João Bastos no final das décadas de 50, 60 e 70 foi um baluarte na área de saúde em Brejo Santo, o prático farmacêutico aplicava injetáveis em pacientes acometidos de diversas moléstias. Na cidade fazia o percurso a pé ou de bicicleta e na zona rural já fazia o percurso a cavalo, enfrentando muitas vezes as grandes invernadas. Esse árduo trabalho, fê-lo ficar conhecido em todo o município, ganhando respeito e admiração de toda a população. Era o prático de total confiança dos médicos Dr. Miranda Tavares, Dr. Antonio, Dr. Cledson e Dr. Lucena.
            João era dotado de uma personalidade exemplar, era prestativo, caridoso, solidário, amigo de todos e sentia-se envaidecido quando prestava qualquer favor àquele que necessitasse.
            Dentre suas inúmeras qualidades, destaca-se o amor e dedicação aos seus familiares, parentes, amigos e a comunidade. Ao longo de sua trajetória somente colecionou amigos frutos de sua presteza, de sua hombridade, cordialidade e ações de benevolência. Não se escuta em Brejo Santo sequer um cidadão que tenha qualquer mágoa do saudoso João Bastos.
            Acometidos de problemas cardíacos, veio a falecer neste dia 05 de novembro de 2011. Aos 70 anos, 4 meses e 13 dias.

Saudades irrestritas.
O parente Miran Basílio.

7 comentários:

  1. EM NOME DA FAMÍLIA BASTOS, AGRADEÇO AO PARENTE MIRAN BASÍLIO PELA HOMENAGEM PRESTADA À ESSE GRANDE HOMEM QUE FOI O MEU QUERIDO TIO JOÃO. A SUA HISTÓRIA FICARÁ ETERNAMENTE GRAVADA EM NOSSAS MEMÓRIAS...AS FÉRIAS QUANDO CRIANÇA EM SUA CASA, O OLHAR TRANQUILO,A PAZ DO SEU SORRISO, O CARINHO NA VOZ, A MÃO AMIGA,A HONESTIDADE; OS GESTOS DE SINCCERIDADE E COMO VOCÊ BEM LEMBROU MIRAM, A ALEGRIA EM FAZER O BEM AO PRÓXIMO, SÃO MARCAS DE SR. JOÃO, AQUELE QUE PARA SEMPRE TEREI O ORGULHO EM CHAMÁ-LO, O MEU TIO JOÃO!
    SAUDADES ETERNAS TIO, DA SUA SOBRINHA QUE HOJE CHORA LÁGRIMAS DE SAUDADE E EXTERNA PROFUNDA TRISTEZA PELO ADEUS QUE NÃO PODE SER DADO, DO ABRAÇO QUE FICOU NA LEMBRANÇA, DO TEMPO QUE PASSAMOS JUNTOS, O CARINHO E O RESPEITO QUE FICARÁ PRA SEMPRE NA MEMÓRIA.
    ÁUREA BASTOS DONATO!

    ResponderExcluir
  2. Saudades eternas sentiremos também do querido tio Dé! A partida foi inesperada, sem tempo nem mesmo do adeus... A certeza de que estás junto ao Pai, é que nos conforta e encoraja-nos a superar a dor da sua ausência.
    Tio, seu exemplo de honestidade,coragem e luta, ficará para sempre em nossas memórias.
    Áurea Bastos Donato

    ResponderExcluir
  3. Temos mesmo somente a agradecer o tempo em que Deus nos permitiu estar na sua companhia; esse grande homem, que tanto fez por todos nós, deixará em nossos corações, eternas saudades, pois não bastasse uma perda ja tão sentida do querido tio Zé, tão recente e sofrida, vem-nos o destino por designo de Deus com mais esta agrura, foi sem dúvida, duas partidas que só deixarão tristezas em nosssos corações... Poucas palavras essas ditas em se tratando do tio João, um irmão, um amigo, que mesmo tendo tão pouca convivência aprendi a amar e respeitar,"que Deus o tenha", seu amigo Adalberto e sua sobrinha que tanto te admirou, fc em nossos corações a saudades e o pedido a Deus que nos conforte.... Joana e Adalberto

    ResponderExcluir
  4. É com muitas saudades que deixo esta mensagem para que fique na lembrança de todos entes queridos , mesmo que estando longe.
    Agradeço também à Miran Basilio pela linda homenagem prestada aqui ao meu querido e inesquecível irmão.

    Atenciosamente ;
    Luzia Bastos Gomes e Família ...

    ResponderExcluir
  5. Não esquecendo também da morte do meu querido irmão José Bastos, ( Dé ) , que nos deixou tão cedo e tão repentinamente. Estamos ainda muito tristes e saudosos. Mas que seja a feita a vontade de Deus ...
    Atenciosamente;
    Luzia e Família

    ResponderExcluir
  6. Venho prestar minhas condolências à família Bastos.
    Deposito in memoriam, minha flores, minha gratidão e meu apreço aos tios José (Dé) e tio João Bastos.
    Quero agradecer pela justa homenagem e neste blog, e gostaria também de deixar um poema que dedico à estas duas almas benditas.

    Despedida

    Deste mundo eis que em doce despedida
    De humana história e que hoje não é mais
    Vertem prantos que no chão concebe a vida
    Que do chão acolhedor transforma em paz

    Do descanso almejado em tristeza e candura,
    De singela despedida que a alma ora encerra
    Vão consigo seus segredos, alegria e doçura,
    Vão as rosas, um sorriso, e junto a terra...

    Encerrada aura, dessa estrela radiante,
    Abrigada no negrume aconchego,
    Apagado mundo tão soturno e silente...

    Jaz segredo nessa esfera que a alma desce,
    Tão espesso que de Deus emana luz,
    Triunfante sobre credos, sobre fé, bendita prece...



    Antônio Lídio Gomes
    Lírio das Almas

    Um Fraterno abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. VOVÔ JOSE BASTOS... você viveu humildemente,com a conciencia tranquila e reta,lutando e sofredo,lembrando-se sempre de que os BEM-AVENTURADOS morrem no senhor, e suas obras o seguem. estamos certos que voce está em melhor vida,eis o que nos conforta, junto a esperança de revê-lo um dia. Vovô, voce viu sem temor e com serenidade, chegar a morte. por que? porque procurou sempre seguir os ensinamentos de DEUS. OBRIGADA, querido por ter sido não somente o VOZINHO QUERIDO,mas tambem em muitas vezes o pai que guarda, que protege. MUITO O BRIGADA VOZINHO DE BASTOS... DE SUA NETA CARINHOSAMENTE CITIA LAISSA BASTOS.

    ResponderExcluir