Sejam bem-vindos ao blog da Sedub!
Neste blog estaremos publicando todas as ações e eventos da Secretaria da Educação Básica de Brejo Santo.



Buscar

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prefeitura Municipal e Secretaria da Educação Básica inauguram Centro de Inclusão Digital na Comunidade de São Sebastião

A Prefeitura de Brejo Santo, através da Secretaria Municipal da Educação Básica, inaugurou, na manhã desta terça-feira (30) o Centro de Inclusão Digital – CID - da Vila São Sebastião. O Centro de Inclusão Digital foi implantado naquela comunidade observando as diretrizes da nova política do MCT que, por meio de sua Secretária de Ciência e Tecnologia e Inclusão Social SECIS, busca dar suporte aos municípios e distritos, mais pobres e distantes, com serviços nas áreas de inovação tecnológica, internet, bibliotecas e capacitação profissional. Visa, sobretudo, assistir os professores, estudantes e a população trabalhadora local com informações e cursos que fortalecem a educação e a inovação tecnológica do meio.
            A estrutura de cada centro irá permitir um fluxo permanente de informações de via biblioteca e internet, a realização de cursos profissionalizantes e o desenvolvimento de atividades sócio culturais de interesse das escolas e dos distritos.
            O Centro de Inclusão Digital tem como objetivo captar a população local e regional através de estrutura de ofertas de cursos de computação, capacitação profissional, bibliotecas, acesso a computadores e internet, elevando a base cultural e educacional do município e dos distritos.
            Estiveram presentes na solenidade de inauguração o Prefeito Guilherme Landim, o vice-prefeito Arnou Pinheiro Feijó, o Secretário da Educação Básica Miran Basílio e os representantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Juazeiro do Norte, bem como vereadores, secretários e a população em geral.


ESTRUTURA DO CENTRODE INCLUSÃO DIGITAL - CID
Cada centro contará com espaços físicos para abrigar as instalações dos seguintes Equipamentos:

a)      Biblioteca Multimídia: a sua estrutura formada de livros, vídeos, revistas e
Softwares educacionais irá incentivar a prática da leitura, da consulta e da
Pesquisa via Internet, permitindo inclusive o acesso a programas de ensino a
Distância. Espera-se que os professores, alunos e a população local possam
Usufruir desse instrumento de consulta e informação que a biblioteca. Terá no
Acervo livros, revistas, CD-ROM, vídeos, e ambiente adequado, com mesas,
Cadeiras e computadores ligados a Internet.

      b) Laboratório de Informática: Com 10 computadores conectados à rede Internet,
estará para capacitar a população local para a prática da informática e
para participar do projeto Educação a Distância, via Internet. Irá permitir que se
ministrem diferentes cursos, da área de informática. Estão previstos, conforme
detalhado na planta a instalação de 2 pontos para uma expansão futura.

b)      Sala Polivalente e de Vídeo-conferência: devidamente equipada com projetor,
Computador, televisão e retro projetor para realização de cursos, palestras,
Filmes e conferências. A sua estrutura de sala de aula com televisão, projetor e
Comunidade. A sua estrutura de sala de aula com televisão, projetor e computador permite que se realizem diferentes atividades educacionais e culturais. Pode funcionar como cinema, como ambiente de conferencia e de discussão dos problemas do distrito, como sala de aula com interatividade. Enfim, trata-se de um espaço com grande potencial para se conseguir informação e conhecimentos nas diferentes áreas do saber. Tem-se como meta a realização de um curso por mês.

RESULTADOS ESPERADOS
O centro de Inclusão Digital irá proporcionar a melhoria do processo de ensino/aprendizagem em todas as fases da formação do aluno e professor. Trata-se de um espaço que além de assegurar informações no campo da educação, ciência e tecnologia se volta também para realizar atividades sócio-culturais de interesse do município. Nele se encontram os meios que podem melhorar a qualidade do ensino e promover a capacitação da comunidade local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário