Sejam bem-vindos ao blog da Sedub!
Neste blog estaremos publicando todas as ações e eventos da Secretaria da Educação Básica de Brejo Santo.



Buscar

terça-feira, 17 de maio de 2011

EDUCAÇÃO DE LUTO EM BREJO SANTO

Faleceu nesta urbe, aos 98 anos, 9 meses e 15 dias a heróica e brava professora que circula entre as pioneiras da área educacional de nossa terra, a benemérita SABINA GOMES DE SOUSA.
Nasceu a 1º de agosto de 1912, em Brejo Santo – CE, primogênita dos quatro filhos do casal Manoel Joaquim de Sousa e Antônia Gomes de Sousa.
Cursou de 1ª a 3ª séries na Escola Primária Estadual da Professora Lili Grangeiro e a 4ª série no Colégio Nossa Senhora da Conceição, com o professor Lindolfo Ramalho, também em Brejo Santo.
Em 1932, já com 20 anos de idade freqüentou a Escola Elementar para professores obtendo ótimos resultados.
Em 1936, é contratada como professora para uma classe multisseriada de 1º grau, na Vila de São Sebastião. Lá, casa-se com Antônio Manoel da Silva.
Além de professora presta serviços à comunidade como costureira, catequista e serviços de primeiros socorros.
No ano de 1939, regressa a Brejo Santo e é contratada como professora estadual efetiva, cargo que ocupa até aposentar-se, em 1966. Paralelamente aos seus trabalhos profissionais, “Dona Bina”, como é conhecida por todos, exerce funções na paróquia.
Em 1946, o Padre Pedro Inácio Ribeiro cria em Brejo Santo, a exemplo de outros municípios, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, da qual a mesma é membro fundador.
Participou com muita dedicação e compromisso da fundação do Círculo Operário de Brejo Santo, sendo a sua primeira Secretária. Como circulista, foi pilastra na realização de inúmeras obras sociais, inclusive a construção da Sede da Agremiação e, em 1971 a construção do Túmulo dos Circulistas no cemitério de São João Batista.
Todas essas atividades na Igreja foram exercidas até o ano de 1995, quando acometida de reumatismo, precisou afastar-se.
Sua presença, porém, em meio aos familiares e a comunidade, basta como exemplo de quem sabe construir com a vida o amor.
A continuidade do exemplo dessa grande mulher se concretiza, quando em 1992, um grupo de professores, constituído por filhos, netos, noras e parentes da Professora Sabina Gomes cria um centro educacional batizado com o seu nome. O referido estabelecimento de ensino surge da necessidade de oferecer às crianças e jovens a oportunidade de um ensino de qualidade, capaz de atender às exigências dos graus superiores de ensino.
O nome e a pessoa da Professora Sabina Gomes de Sousa, passarão às gerações futuras de Brejo Santo como um exemplo de quem realizou a educação com o intuito de formação do ser humano para a humanização e transformação do meio.
Historiador Miran Basílio.
Brejo Santo, 17 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário